sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008



NINHO DA PÁSCOA

Ingredientes
Margarina para untar
Farinha para polvilhar
8 ovos
180 g de Açúcar Escuro
280 g de farinha
Para o creme:
1 dl de natas
200 g de chocolate em tablete
250 g de manteiga sem sal amolecida
Para a decoração:
100 g de fios de ovos
Amêndoa coloridas e de chocolate
Confecção


1. Comece por ligar o forno a 180º C. Barre uma forma de chaminé com margarina e polvilhe-a com farinha. Reserve.
2. Separe as gemas das claras e bata as últimas em castelo. Junte-lhes o Açúcar Escuro, aos poucos, continuando sempre a bater até ficarem firmes.
3. De seguida, junte as gemas e bata por mais dez minutos. Incorpore a farinha previamente peneirada, misturando delicadamente.
4. Transfira a massa anterior para a forma e leve ao forno por cerca de 40 minutos. Retire, desenforme e deixe arrefecer.
5. Entretanto, prepare o creme: Leve ao lume as natas e deixe ferver. Retire do lume, junte-lhes o chocolate em pedaços e deixe repousar cerca de dez minutos. De seguida, mexa até obter um creme liso. Deixe arrefecer.
6. Bata a manteiga até duplicar de volume. Junte-lhe, aos poucos, o creme de chocolate frio, batendo sempre até obter um preparado homogéneo.
7. Barre o bolo com o creme anterior. Coloque os fios de ovos no centro, simulando o ninho, e decore a gosto com amêndoas coloridas e de chocolate.


FOLAR DA PÁSCOA



Folar de anis

Ingredientes:

30g de fermento de padeiro, 3 dl de leite, 750g de farinha, 2 ovos, 1 gema, 60g de açúcar, raspa de1limão, 2 colheres (de sopa) de rum, uma pitada de sal, 1colher (de chá) de anis estrelado moído, 6 ovos cozidos.

Tempo: 2h 30m

Preparação:

Dissolva o fermento no leite morno e junte-lhe 150g de farinha.

Incorpore-lhe os ovos e amasse bem. Deixe levedar até obter o dobro do volume.

Amoleça a manteiga e envolva a massa com o açúcar, raspa de limão, rum, sal e anis.

Mexa bem e envolva a restante farinha. Amasse bem e deixe repousar até duplicar. Ligue o forno a 190º unte um tabuleiro e enfarinhe-o. Divida a massa em 2 partes e coloque os ovos cozidos descascados no seu interior. Molde o folar, disponha-o no tabuleiro e pincele com o ovo. Leve ao forno 40m.




Folar de Valpaços


Ingredientes:

* 1 kg de farinha ;
* 12 ovos mais uma gema ;
* 350 g de gordura (150 g de manteiga, 150 g de banha, 50 g de azeite) ;
* 30 g de fermento de padeiro ;
* 1 frango pequeno corado ;
* 1 salpicão pequeno ;
* 200 g de presunto ;
* 1 chouriço de carne (linguiça) ;
* salsa

Confecção:

Peneira-se a farinha com um pouco de sal fino para um alguidar e faz-se uma cova no meio. Desfaz-se o fermento de padeiro em 0,5 dl de água tépida, deita-se na cova da farinha e vai-se envolvendo nela.
Colocam-se os ovos inteiros com a casca numa tigela e cobrem-se com água morna (não quente). Alguns minutos depois, abrem-se para dentro da farinha (sempre ao centro) e vai-se fazendo absorver a farinha trabalhando-a a partir do centro.
Juntam-se as gorduras e põem-se a derreter sobre lume brando. Juntam-se à massa e trabalha-se tudo adicionando a quantidade de água necessária para se obter uma massa fina. Em seguida, bate-se a massa com as duas mãos até esta se desprender completamente do alguidar. A massa considera-se bem batida quando à superfície aparecerem umas bolhas. Nesta altura polvilha-se a massa com um pouco de farinha, cobre-se com um pano e envolve-se o alguidar com um cobertor. Coloca-se num local tépido e onde possa receber mesmo uma certa quantidade de calor, mas indirectamente. Nestas circunstâncias, a massa leva mais ou menos 2 horas a levedar.
A massa está levedada quando atingir o dobro do volume e quando ao abrir apresentar um aspecto rendado.
Tem-se um tabuleiro rectangular, cujos bordos não devem exceder 8 cm de altura, muito bem untado com banha. Cortam-se o chouriço e o salpicão ás rodelas, o presunto ás tiras e desossa-se o frango limpando-o de peles e ossos e desfazendo-o em febras.
Divide-se a massa em três partes, devendo uma delas ser um pouco maior. Estende-se esta parte maior e forram-se com ela o fundo e os lados do tabuleiro. Espalha-se por cima metade da porção das carnes e salsa e cobre-se com a segunda parte da massa, sobre a qual se dispõem as restantes carnes. Finalmente, tapa-se o folar com a terceira parte da massa e unem-se os bordos a esta camada final.
Deixa-se o folar levedar novamente até aparecerem à superfície umas bolhinhas. Nesta altura, pincela-se com gema de ovo e leva-se a cozer em forno bem quente durante cerca de 45 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário