sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

PÁSCOA - BOMBONS


Deus deu-nos sonhos - cada um com seu próprio segredo, cada um emitido para dar-nos sentimentos de inspiração, esperança, e tranquilidade.
Deus deu-nos milagres em nossos corações e vidas, coisas pequenas que acontecem no dia a dia, para nos lembrar que estamos vivos.
Sobretudo, Deus deu-nos amigos para ensinar-nos sobre o amor e para guiar-- nos através deste mundo, e Ele está sempre disponível para ajudar-nos para uma compreensão maior e compartilhar e dar mais amor.







OVO JÓIA

* Para o ovo:
o 500 g de Cobertura de Chocolate Branco Garoto
o 100 g de Cobertura de Chocolate Blend Garoto
* Materiais necessários:
o 1 molde para gotas de licor
o 2 moldes para ovo de 500 g
o placa de alumínio
o papel-manteiga
o celofane transparente
o fita

Preparo:

1. Derreta e tempere a Cobertura de Chocolate Branco: derreta a cobertura em banho-maria ou microondas, na potência média, por cerca de 3 minutos. Tempere o chocolate – transfira-o para outro recipiente e coloque-o em um banho-maria frio, mexendo continuamente para que resfrie e atinja a temperatura ideal de moldagem (28ºC). Para identificar essa temperatura, mergulhe a ponta de um palito limpo no chocolate e coloque-o sobre os lábios; ele deve estar frio.
2. Prepare as bases: preencha completamente o molde de gotas com o chocolate branco, dê algumas batidinhas nele para eliminar as bolhas de ar e permitir uma perfeita acomodação do chocolate. Leve-o à geladeira, desenformando as gotas quando o molde estiver opaco.
3. Modele o ovo: distribua o restante da cobertura nos moldes de ovo até atingir a metade da profundidade, gire-os em seguida para recobrir toda a superfície da cavidade e eliminar o excesso de chocolate. Leve-os à geladeira por alguns minutos para secar. Repita o processo mais duas vezes, tomando cuidado para que o chocolate se espalhe de maneira uniforme. Após a terceira camada, raspe as beiradas dos moldes com uma espátula, eliminando o excesso de chocolate e formando uma borda mais grossa. Leve-os de volta à geladeira até que o chocolate fique firme. Vire os moldes, deixando-os sobre a grade da geladeira com a cavidade voltada para baixo até ficarem opacos, indicando que o ovo já pode ser desenformado.
4. Derreta e tempere a cobertura Blend: derreta o Blend em banho-maria ou microondas, potência média, por cerca de 1 minuto e 40 segundos e tempere-o da mesma maneira descrita para o chocolate branco, até que ele atinja a temperatura correta para moldagem (29ºC). Reserve.
5. Montagem: aqueça levemente a lâmina de uma faca e corte as duas partes do ovo ao meio, separando a base da ponta. Em uma assadeira ou placa de alumínio aquecida, coloque rapidamente as metades da ponta, unindo-as. Faça o mesmo com as metades da base. Aqueça rapidamente as gotas na placa aquecida e cole 4 delas na base, formando os “pezinhos” do ovo.
6. Decorando o Ovo Jóia: coloque um pouco do chocolate Blend em um cone de papel-manteiga (corte a ponta do cone bem fina, para obter um traçado mais preciso). Faça espirais em toda a superfície do ovo. Leve-o à geladeira por cerca de 5 minutos, para secar. Embale-o com papel celofane transparente e finalize com um laço de fita.

Rendimento: 1 ovo jóia de 500 g
Tempo de preparo: 1 hora

* Dica:
o você pode rechear o ovo com bombons de licor, flocos ou trufas de conhaque. Também pode colocar presentes, como uma jóia bem embalada.






CESTINHAS DE OVOS

* Ingredientes:
o 1 kg de Cobertura de Chocolate ao Leite Plus Garoto
o 1 xícara (chá) de creme de leite (200 ml)
o 2 colheres (sopa) de conhaque
o 4 unidades de paçoca
o 1 ½ xícara (chá) de coco seco ralado (100 g)
o 1 embalagem de Granulado Garoto (130 g)
o 1 xícara (chá) de castanha de caju ou de amendoim picada – xerém (150 g)
* Materiais necessários:
o filme-plástico
o 1 molde para ovo de 750 g
o 3 moldes para ovos de 50 g com 6 metades de ovo cada
o pincel culinário
o placa de alumínio
o papel celofane transparente
o fita

Preparo:

1. Comece preparando o recheio trufado: pique 500 g do chocolate ao leite Plus e coloque-o em um refractário junto com o creme de leite. Leve ao banho-maria, mexendo sempre, ou derreta em microondas, na potência média, por cerca de 3 minutos, mexendo na metade do tempo. Misture até derreter todo o chocolate e acrescente o conhaque. Divida o recheio em 3 refractários pequenos. Em um deles coloque as paçocas amassadas, no outro ½ xícara (chá) do coco seco ralado e no terceiro não acrescente nada, a fim de obter um recheio tradicional. Cubra-os com filme-plástico e leve-os à geladeira até ficarem com consistência firme.
2. Derreta e tempere o restante do chocolate ao leite Plus: coloque o chocolate picado em um refratário e derreta-o em banho-maria ou microondas, potência média, por cerca de 3 minutos. Transfira-o para outro recipiente e coloque-o em banho-maria frio, mexendo sempre até que o chocolate atinja a temperatura ideal para a moldagem. Para identificar essa temperatura, mergulhe a ponta de um palito limpo no chocolate e coloque-o sobre os lábios; ele deve estar frio.
3. Modele o ovo de 750 g: disponha o chocolate até preencher metade do molde, girando-o em seguida até recobrir toda a superfície da cavidade. Leve-o à geladeira por alguns minutos com a cavidade virada para cima. Repita o processo mais duas vezes, tomando cuidado para que o chocolate se espalhe de forma uniforme. Raspe as beiradas do molde com uma espátula, eliminando o excesso de chocolate e formando uma borda mais grossa. Leve-o de volta à geladeira com a cavidade voltada para cima até que o chocolate fique firme. Vire o molde, deixando-o sobre a grade da geladeira até que fique opaco, indicando que o ovo já pode ser desenformado.
4. Modele os ovos de 50 g: com um pincel, faça uma primeira camada de cobertura de chocolate ao leite Plus nos moldes e leve-os à geladeira com a cavidade virada para cima por alguns segundos até secar. Repita esse procedimento mais uma vez a fim de que os ovos fiquem com a espessura adequada para rechear.
5. Recheie as cascas: utilizando as costas de uma colher pequena, espalhe o recheio por toda a superfície do molde de chocolate, deixando 1 cm das bordas sem recheio para fixar melhor a última camada de chocolate. Faça cada molde com um tipo de recheio (coco, tradicional e paçoca) e leve-os à geladeira por 5 minutos.
6. Finalize os ovinhos: espalhe o chocolate restante por toda a superfície dos recheios, cobrindo-os completamente. Raspe os moldes com uma espátula, formando uma borda mais grossa, e volte à geladeira até que o chocolate fique firme. Vire o molde com a cavidade voltada para baixo. Com o auxílio de um pincel, espalhe uma fina camada de chocolate em cada metade dos ovinhos e passe, logo em seguida, os ovinhos com o recheio tradicional no granulado, os ovinhos com o recheio de paçoca no xerém e os ovinhos com recheio de coco no coco seco ralado. Deixe-os secar, passe rapidamente cada uma das metades em uma placa de alumínio aquecida para derreter levemente o chocolate, junte-as em par e deixe-as secar.
7. Montagem: coloque a metade do ovo de 750 g com a cavidade voltada para cima. Acomode os ovinhos de variados sabores sobre a casca de 750 g como se ela fosse uma cesta, embale-a com papel celofane transparente e finalize com um laço de fita.








DOCINHOS BICOLOR

* Ingredientes:
o 300 g de Cobertura de Chocolate Ao Leite Garoto picada
o 300 g de Cobertura de Chocolate Branco Garoto picada
o 1 xícara (chá) de creme de leite (200 ml)

Preparo:

1. Faça as ganaches: coloque o chocolate ao leite picado em um refratário, junte metade do creme de leite e leve ao microondas, na potência média, por cerca de 2 minutos, mexendo na metade do tempo. Retire do microondas e misture até obter um creme liso. Faça o mesmo com o chocolate branco, obtendo assim duas ganaches.
2. Cubra as ganaches separadamente com filme-plástico e leve à geladeira por cerca de 30 minutos ou até obter uma textura firme.
3. Embrulhe cada ganache em filme-plástico, formando um canudo e torça levemente as pontas para não vazar. Coloque-os dentro de um saco de confeitar e corte cerca de 1 cm da ponta do saco. Preencha forminhas impermeáveis para docinhos, formando um caracol de duas cores. Mantenha sob refrigeração até o momento de servir.

Rendimento: 40 docinhos
Tempo de preparo: 30 minutos

* Dica:
o se preferir, faça um cone para cada sabor, obtendo assim docinhos de chocolate branco e de chocolate ao leite.




Bombons Feliz Páscoa

* • 2 tabletes (1 kg) de cobertura chocolate com leite
* Decoração :
* • corante colorido coloridos para chocolate (em pasta ou gel)
* • 1 tablete grande de galak
* Recheio Brigadeiro e Amendoim :
* • 1 lata de moça fiesta brigadeiro
* • ½ colher (sopa) de manteiga
* • ½ xícara de amendoim torrado e moído
* • ½ xícara de açúcar
* Recheio Damasco e Doce Leite :
* • 4 colheres (sopa) de castanha de caju picada
* • 100 g de damasco
* • 1 lata de doce de leite moça para corte

Preparo da Receita

Bombom: Derreta o Chocolate conforme as instruções da embalagem. Escolha fôrmas de bombom médias de sua preferência e preencha-as com o Chocolate. Vire as fôrmas com as cavidades para baixo e retire o excesso de Chocolate, deixando apenas o revestimento das cavidades. Mantenha-as viradas e leve à geladeira para secar. Quando o Chocolate estiver seco, coloque uma porção de recheio e feche os bombons, cobrindo-os com o Chocolate restante. Nivele com uma espátula e leve à geladeira para secar completamente. Retire da geladeira, desenforme e decore.

Recheio de Brigadeiro com Crocante de Amendoim: Em uma panela derreta o açúcar até caramelizar. Acrescente a manteiga e o amendoim. Mexa e despeje em uma superfície de mármore untada com manteiga. Deixe esfriar e com um rolo de massa triture o crocante. Misture bem com o Moça Fiesta, formando uma pasta. Recheie os bombons com essa mistura. Feche os bombons, cobrindo com o Chocolate restante. Nivele com uma espátula e leve à geladeira para secar completamente. Retire da geladeira, desenforme e decore.

Recheio de Damasco com Doce de Leite: Ferva os damascos até amolecerem, escorra a água e passe pelo processador ou liquidificador formando uma pasta. Em um recipiente misture o Doce de Leite Moça e a castanha de caju. No momento de rechear os bombons coloque uma camada da pasta de damasco e uma camada da pasta de Doce de Leite. Feche os bombons, cobrindo com o Chocolate restante. Nivele com uma espátula e leve à geladeira para secar completamente. Retire da geladeira, desenforme e decore.

Decoração: Derreta o Galak em banho-maria e faça a temperagem. Separe porções e utilize os corantes para obter os tons desejados. Decore a superfície dos bombons utilizando saco de confeitar com bico perlé fino ou palitos. Espere secar, embale cada um com filme plástico ou papel celofane transparente.
Dica para esta receita

Você também pode preparar os bombons com a Cobertura de Chocolate Branco Nestlé no lugar da Cobertura Chocolate com Leite. Derreta o chocolate seguindo as instruções da embalagem e prossiga conforme a receita, decorando-os com o Chocolate Galak tingido.

Fonte: Cozinha Nestlé





Bombons Sonho de Amor
Ingredientes:

200 g de castanha de caju torradas;
03 gemas;
01 lata de leite condensado cozido em banho-maria, na
panela de pressão por 40 minutos;
cerejas, passas embebidas em rum ou ameixas pretas em
calda;
açúcar confeiteiro;
300 g de cobertura de chocolate ao leite.

Preparo:

Bata as castanhas de caju no liquidificador, retire, misture
as
gemas e o leite condensado e leve ao fogo baixo, mexendo
sempre, até desprender do fundo da panela (10
minutos).
Despeje num prato untado e deixe esfriar.
Enrole os bombons, recheando-os a gosto com cerejas, passas
ou
ameixa.
Passe-os pelo açúcar confeiteiro e a seguir
pela cobertura de chocolate derretida em banho-maria.
Coloque-os numa assadeira forrada com papel alumínio
e deixe-os secar fora da geladeira.




Bombonzinho crocante
Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de açúcar;
1/2 xícara (chá) de amendoim, nozes, castanhas
de caju ou amêndoas torrado e sem pele;
03 tabletes pequenos de chocolate superior meio amargo
picado.

Preparo:

Prepare um crocante levando ao fogo baixo o
açúcar até dourar bem.
Junte o amendoim, misture bem e despeje sobre um
mármore untado.
Depois de frio, passe por cima o rolo de abrir massas
até obter um crocante fino.
Leve ao banho maria numa tigela refractária.
Quando a água ferver, apague o fogo e coloque o
chocolate, mexendo lentamente até derretê-lo
por completo.
Acrescente o crocante e misture bem.
Coloque em forminhas de alumínio e deixe secar por
aproximadamente 4 horas.





Bombom mulatinho
Ingredientes:

1/2 kg de ameixas pretas;
02 colheres (sopa) de açúcar;
01 xícara (chá) de água;
01 xícara (chá) de vermut ou vinho branco
doce;
01 lata de leite condensado cozido em banho maria na panela
de pressão por 40 minitos;
01 cálice de licor de cacau;
400 g de cobertura de chocolate ao leite.

Preparo:

Leve ao fogo as ameixas (sem os caroços) juntamente
com o açúcar, a água e o vermut ou
vinho branco deixando ferver aé
amolecer.
A parte, leve ao fogo baixo o doce de leite com o licor de
cacau e mexa em fogo baixo até adquirir
consitência cremosa.
Recheie as ameixas pela cobertura de chocolate preparada.
Deixe os bombons secarem sobre papel alumínio em
lugar fresco.

1 comentário: