quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Sobremesas - PORTUGAL I

NADA COMO UMA MESA FARTA
O REI QUE O DIGA







ESTES SÃO ALGUNS DOS DELICIOSOS DOCES ALGARVIOS


Doces de D. Rodrigo
Ovos moles
Fios de ovos
Calda de açúcar

Estes doces deliciosos exigem alguma mestria, logo de início, na preparação dos ovos moles e fios de ovos.

Sobre um tabuleiro untado com manteiga, disponha os fios de ovos formando pequenos novelos e recheie-os com uma colher de ovos moles. Num tachinho com calda de açúcar, passe os novelos um a um até ficarem dourados. Deixe arrefecer e polvilhe com canela. Para terminar, coloque-os sobre quadradinhos de papel vegetal e embrulhe com papel prateado de várias cores.

Reza a história que estes doces conventuais, com origem em Lagos, remontam a 1755, ano em que o terramoto destruiu a zona baixa da cidade. Nessa época o Governador da Praça era um fidalgo, de nome Rodrigo, que prestou auxílio aos sinistrados, em particular às freiras Carmelitas do Convento de Nossa Senhora do Carmo. Agradecidas pela ajuda, as freiras dedicaram estes doces ao governador, chamando-lhes D. Rodrigo.



SOU EXTREMAMENTE GULOSA

ATENÇÃO AS DIETAS!!!




DOCES DE NOZES - Algarve




FRUTOS DE MASSA DE AMÊNDOA - Algarve





IRRESISTÍVEL ALGARVE







MESA DE DOCES







TRAVESSEIROS DE SINTRA


NINHOS DE OVOS







MORGADO DO ALGARVE
PAPOS DE ANJO







Cartaz







TROUXA DE OVOS

Ingredientes:
12 ovos
3 gemas de ovo
1 Kg de açúcar
0.5 l de água ponto de espadana
1 cálice de licor ou vinho do porto

Preparação:
Num tacho coloque o açúcar e a água e leve ao lume até ponto de espadana, adicione o licor e as 12 gemas previamente batidas e passadas pelo passador de rede (tenha o cuidado de não deixar ganhar muita espuma, por isso deite de vez em quando umas gotas de água fria).
Deixe-as ficar na calda até que fiquem bem passadas dos 2 lados e deixe escorrer. Para o recheio, na mesma calda, coza as outras 3 gemas, mexendo muito bem.
Enrole de maneira que fiquem em forma de trouxas, disponha-as numa travessa e regue-as com a calda de açúcar que sobrou.






Pastel de Tentugal I
Ingredientes:

Para a massa:

• 1 kg de farinha de trigo
• 750 ml de água fria

• Para o Recheio

• 1 k de açúcar
• 15 ovos inteiros
• ½ litro de água
• Canela em pau
• Baunilha
• Opcional: coloque amêndoas picadas
Prepare assim:

Prepare a massa assim:

• Amasse a farinha com água durante aproximadamente 10 minutos;
• Faça uma bola, cubra com um pano e deixe descansar por 15 minutos;
• Forre uma mesa grande com um pano, coloque esta bola de massa no centro e vá puxando lentamente com intervalos de 15 minutos, até ficar fina como uma folha de papel;
• Quando a massa estiver quase seca, corte em meia lua.

Prepare o recheio assim:

• Num tacho junte a água, o açúcar, a canela em pau e a baunilha;
• Leve ao fogo e vá mexendo até obter o ponto de fio;
• Em seguida, bata os ovos e junte ao preparo, mexendo até ficar cremoso;
• Pegue as folhinhas cortadas em meia lua e encha com o recheio, dobrando em formato de retângulo;
• Leve ao forno pré-aquecido à 250º até os pastéis ficarem dourados.











Pastéis de Tentugal II

Ingredientes:

Para a massa:
· 500 g de farinha
· 2 colheres de sopa de manteiga
· 2 dl de água
· sal
· 200 g de manteiga (aprox.)
· açúcar em pó
Para o recheio:
· 250 g de açúcar
· 12 gemas de ovos

Confecção:

Peneira-se a farinha várias vezes para dentro de um alguidar e faz-se uma cova no meio onde se deita a manteiga (ou margarina) derretida. Mistura-se.
Aquece-se a água onde previamente se dissolveu o sal. Adiciona-se a água, pouco a pouco, à farinha, trabalham-se bem todos os elementos, amassando até a massa se despregar das mãos. Molda-se a massa em bola e coloca-se num prato previamente polvilhado com farinha. Polvilha-se a massa também com um pouco de farinha e cobre-se com uma tigela aquecida. Deixa-se repousar durante 30 minutos pelo menos.
Entretanto, preparam-se os ovos moles bastante espessos.
Estende-se um pano sobre a mesa. Pincela-se a superfície da massa com um pouco de manteiga derretida (ou azeite) e começa a retirar-se bocadinhos de massa, que se estendem, primeiro, com o rolo, e, depois, se esticam com os dedos, tendo o cuidado de não romper a massa. Esta deve ficar tão fina como uma folha de papel de seda.
Corta-se esta massa em rectângulos com 14 cm por 10 cm. As bordas de massa espessas não devem ser aproveitadas para as folhas dos pastéis.
Derrete-se a manteiga (ou margarina) em banho-maria. Depois sobrepõem-se quatro folhas de massa, pincelando-as com manteiga derretida à medida que se vão sobrepondo.
Colocam-se duas colheres de sopa de ovos-moles sobre o rectângulo de massa (com quatro folhas) e enrola-se o pastel. Dobram-se as pontas para cima e levam-se os pastéis a cozer rapidamente em forno forte. Polvilham-se com açúcar em pó (o chamado "açúcar inglês").
* Os pastéis de Tentúgal têm a reputação de serem de difícil confecção. Na realidade, a má qualidade das farinhas nem sempre proporciona uma massa suficientemente elástica para ser esticada como é necessário.

** Os pastéis de Tentúgal são hoje quase exclusivamente executados em pequenas unidades comerciais que, embora artesanais, dado o seu volume de vendas, conseguem obter das moagens farinhas extraídas de trigo duro e com a qualidade indispensável ao fabrico da massa dos célebres pastéis.








Nos Conventos de Santa Clara e S. Bernardo nasceu a arte de fazer doces. As irmãs Cardoso, ensinadas por uma funcionária do Convento de Santa Clara, mantiveram viva a tradição da doçaria conventual de Portalegre.



PASTEL DO CONVENTO DE STª CLARA




Pastel de Santa Clara - Massa com recheio de doce de ovos polvilhada com açúcar e canela, esse é o pastel de Santa Clara, um dos mais cobiçados doces criados nos conventos portugueses.

PASTEIS DE NATA


Em 1837, em Belém, próximo do Mosteiro dos Jerónimos, numa tentativa de subsistência, os clérigos do mosteiro puseram à venda numa loja precisamente uns pastéis de nata.

Nessa época, a zona de Belém ficava longe da cidade de Lisboa, e o seu acesso era assegurado por barcos a vapor. A presença do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém atraíam inúmeros turistas que depressa se habituaram aos pastéis de Belém.

A receita destes, transmitida e exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que os fabricam artesanalmente na Oficina do Segredo, mantém-se igual até aos dias de hoje.
A fábrica dos pasteis de Belém, Lisboa 2007


Actualmente, em qualquer café é possível comprar pastéis de nata, provenientes da indústria de pastelaria, mas os originais continuam a ser os da pastelaria de Belém (apenas estes podem ser denominados Pastéis de Belém) - Lisboa que preservam na sua secular existência o segredo e o saber da sua confecção.

Apesar de ser um doce de origem portuguesa, o Pastel de Belém é muito comum no Brasil, sendo um doce comercializado pela rede de fast-food Habib's.

Os pasteis de Belém representaram Portugal na iniciativa cultural do Café Europa, no Dia da Europa em 2006 durante a presidência austríaca da União Europeia.

Receita



Pastel de Nata

Para a massa:

* 300 gramas de farinha de trigo;
* 250 gramas margarina para folhados;
* Sal e água.


Para o recheio:

* 1/2 litro de leite;
* 9 gemas;
* 10 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
* 1 saqueta de leite-creme instantâneo;
* 1 colher (chá) de farinha de trigo;
* 1 colher (chá) de Maisena (amido de milho);
* 1 pau de canela;
* 1 casca de limão;
* 2 colheres (chá) de essência de baunilha em pó;
* Canela em pó ou açúcar a gosto.


Preparo:

1. Misture a farinha de trigo, o sal e a água; trabalhe a massa até dar liga.
2. Divida a margarina em 3 porções.
3. Estenda a massa, espalhe sobre ela 1/3 da margarina e enrole como um tapete (rocambole).
4. Repita esta operação mais duas vezes, até acabar a margarina.
5. No final deixe descansar 20 minutos.
6. Em seguida corte a massa em quadrados de 2 cm de espessura, e coloque cada quadrado sobre uma fôrma lisa indicada para este tipo de pastéis (convém serem grandes como as dos pastéis de Belém).
7. Dissolva a saqueta de leite-creme no leite, não muito quente.
8. Leve ao fogo em banho-maria as gemas batidas com o açúcar amarelo, o leite-creme dissolvido no leite, o pau de canela, a casca de limão, a farinha, a maisena (amido de milho) e a essência de baunilha até o preparado engrossar.
9. Retire do fogo, deixe amornar e coloque uma porção do preparado dentro de cada forminha, que a encha, mas não demasiado.
10. Leve ao forno, até ficarem cozidos e tostados.
11. Polvilhe-os, se quiser, com canela em pó ou açúcar refinado, a gosto.
12. Podem ser servidos mornos ou frios.


Rendimento: 20 pastéis.

7 comentários:

  1. adorei o que vi tem reseitas divinais

    ResponderEliminar
  2. PAAAAAAAAAAAAAAAASTEL DE NATA ? (6) hm, como faz ? ¬ UHEUHEUHEUHEUHUEHUEHUHEUE. S2*

    ResponderEliminar
  3. beeeeeeeeeeeeeeeemmmmmm bbbbboooooooooooooooooommmmmmm

    ResponderEliminar
  4. muito bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

    ResponderEliminar
  5. gostei da imagem dos gordinhos...quaze sem cabeça looooool

    ResponderEliminar
  6. mas que grandes baleias ah ah

    ResponderEliminar